Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Notícias Notícias 2018 Semana de Zootecnia
Semana de Zootecnia

IFSULDEMINAS - Campus Machado inicia sua III Semana de Zootecnia com palestras e minicursos diversos.

DSC 0187A III Semana de Zootecnia do campus Machado teve início na tarde desta segunda, 14/05, com a presença de dezenas de estudantes que lotaram o Espaço Sociocultural. Eles prestigiaram duas palestras: a primeira, sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil, proferida pela professora Célia Regina Orlandelli Carrer, da USP. E a segunda, sobre o Modelo e relacionamento da Danone com seus fornecedores de leite, ministrada pelo representante da empresa, Vinicius Fereira Soares. As ações comemoram o dia do Zootecnista (13 de maio). Alunos, docentes e palestrante foram recebidos pelo diretor do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato. Ele parabenizou a todos, desejou uma ótima semana e destacou a importância dos trabalhos para o crescimento profissional. “A Semana vem consolidar o curso e agrega na formação dos discentes, além da organização que é deles próprios. Temos somente que incentivar e parabenizar tal atitude e envolvimento”, disse.

Segundo a coordenadora, Daiane Moreira Silva, “o evento é importante porque é uma oportunidade dos participantes saírem da sala de aula, conviverem com palestrantes de outras instituições, bem como com diversas empresas e de forma gratuita”. Sobre o curso, destacou que o diferencial são as aulas práticas e toda a infraestrutura ofertada pela instituição. “Além disso, sem dúvida nenhuma, o laço estreito dos mestres com os discentes no ensino, nas atividades práticas e na extensão garante o aprofundamento do que é dado em sala”.

A palestra

Celia Regina Orlandelli Carrer é docente no curso de Zootecnia da FZA/USP. É Presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa da Zootecnia CRMVSP e ex-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (2014-2017). Ela abriu a palestra apresentando os desafios e a importância da profissão, mostrando que dos atuais 7,6 bilhões de habitantes, chegaremos a quase 10 bi, em 2050. Isso traz, segundo ela, uma reflexão sobre a produção de alimentos para tamanha quantidade de pessoas. De 2017 a 2050 haverá um aumento de 40% na demanda por comida no mundo. No Brasil, somos 208 milhões, sendo a quinta população, atrás somente da China (1,4bi), Índia (1,3 bi), EUA (323 mi) e Indonésia (265 mi). Enfatizou que 15% da população (rural) é responsável por abastecer os 85% restantes no país. Entre os 10 maiores produtores agrícolas, os brasileiros ocupam a quarta colocação. Célia lembrou que nosso saldo positivo na balança comercial, há anos, é mantido pelo agronegócio; 21% do PIB nacional é gerado por ele. Outro dado importante é que desde 2016 ultrapassamos Austrália e Índia, tornando-nos o maior exportador de carne bovina do globo, apesar das inúmeras barreiras fitosanitárias e ambientais impostas por outros governos. Disse do potencial que temos em áreas agricultáveis e da tecnificação da produção, com mais animais criados em menor espaço, graças às tecnologias e ao melhoramento genético. Em face desses e de outros números, lembrou a importância do Zootecnista na continuidade do progresso e para vencer tamanhos enfrentamentos.
DSC 0166

Programação extensa e abrangente

Na terça-feira o evento continua com palestras diversificadas que vão de: “como criar rãs à ambiência na cunicultura”. A quarta será marcada por vários minicursos como casqueamento e ferrageamento em equinos, reprodução induzida de peixes, treinamento de cães para pastoreio etc.

Já na quinta, assuntos como bem estar de ovinos de corte, tecnologia de produção de ração para aves poedeiras, entre outros, finalizam o dia. Os minicursos, em 16/05, são voltados somente aos acadêmicos de Zootecnia. A parte prática ocorrerá nos setores de Piscicultura, Suinocultura, Ovinocultura, Equinocultura e Bovinocultura.

 

Acompanhe a programação:

Nova programação da Semana de zootecnia

 

 

 

Palestra "Modelo de relacionamento da Danone com seus fornecedores de leite"

Palestra " A atuação da mulher como profissional Zootecnista"

Texto e fotos: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza

comunica.machado@ifsuldeminas.edu.br

14/05/2018

Atualizado em 15/05/2018

 

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino